quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Aforismas do pessimismo político

A Esquerda realista morreu. A última pá de terra foi jogada em 1991, com o fim da União Soviética. Não há mais alternativas universais para melhorar o mundo, como representou de fato a União Soviética por algumas décadas. Seus filhos não são nem um pouco universais, pontos casuais na geopolítica global. Cuba não tem mais apelo, e Coreia do Norte nunca teve. A China é governada por um partido comunista, mas é um dos países mais capitalistas do universo. Partidos de esquerda e direita não parecem diferentes em suas políticas, todos podem ser rotulados como social-democratas, diferindo no grau, mas não no gênero.

O Marx do socialismo científico está mudo. Antítese ao capitalismo, só na cabeça de alguns, mas com força política zero.

Isso não quer dizer que não há Esquerda. Claro que há. Mas é outra coisa, bem diferente do que fora até 1991 (ou um pouco antes disso). O conflito no Brasil é mais de modernos x antiquados. Movimentos sociais não universalistas, como LGBT, feminista, negro, maconha, etc. são tomados como de esquerda. Pessoas descoladas, anticapitalistas, com pouca malícia no discurso e na ação. Carregam fardos invisíveis da luta pelo mundo melhor, e sabem quem está a favor ou contra. Essa é a principal herança de Marx para essas pessoas: sugaram dele a dialética e o conflito de classes para imaginar um quadro bonitinho no qual rotulam pessoas como maus da direita e os amigos da esquerda. Sobre os primeiros, é melhor ignorar e apenas ressaltar sua direitice.

Modernos x antiquados? Menti. É apenas um fragmento do debate. Talvez mais importante seja aquele dos idealistas otimistas x realistas pessimistas.

É possível, nos anos 10, uma Esquerda realista? Um pessimista responde: "Mais um grupo lutando pelos seus interesses, em meio a vários outros com convicções distintas." Interesses particulares, carentes de um programa universal.

Resumo da ópera: bye-bye comunas, aproximem-se descolados. A Esquerda é vocês, agentes da modernização, defensores inconscientes da Constituição Federal.
Um pessimista ri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário